O aspirador pode ir além de sua função principal, como tirar manchas e ajudar a encontrar objetos perdidos
O aspirador é um equipamento pneumático destinado a captura de partículas sólidas, normalmente servindo para absorver pó nas casas.
Nos finais do século XIX e princípios do século XX, começaram a surgir os primeiros aspiradores, precursores dos modernos aparelhos.
Em 1869, surge o primeiro aspirador, inventado por Ives McGaffey, accionado por uma manivela. Outros eram providos de um tubo terminado por um bucal (com um formato idêntico ao dos dias de hoje) e o pó era bombeado manualmente para dentro de um pequeno contentor.
Em 1907 apareceu o primeiro aspirador eléctrico, inventado pelo americano Murray Spangler, empregado da empresa Hoover, a qual adquiriu os direitos de fabricação daquele invento em 1908. Tornaram-se um sucesso internacionalmente. Em 1926 a Hoover lançou um dos seus mais famosos aspiradores, o Hoover 700, conhecido por beats-as-it-sweeps-as-it-cleans (bate-enquanto-varre-enquanto-limpa), um aparelho mais eficaz na remoção do pó das alcatifas: bate o pó, varre e aspira-o. A partir daí foram lançados vários modelos mas sem grandes alterações nas características gerais do produto. Só a partir dos anos 80 é que se puderam ver algumas alterações mais concretas proporcionadas pelas novas tecnologias.
Entretanto, de meados dos anos 60 a meados dos anos 70, surgiu no mercado o aspirador de mão, concebido para ser prático e fácil de transportar para qualquer lado.
No século XXI apareceram os aspiradores robóticos para o grande consumo, sendo a marca Roomba líder desse mercado.
Legislação na União Europeia
Em setembro de 2017, os aspiradores que consumam mais de 900 watts e passem os 80 decibéis deixam de ser vendidos no mercado. Esta medida vai possibilitar que os efeitos nocivos para a saúde, como a poluição sonora e a reemissão de poeira, sejam evitados.
Esta regra juntamente com as já estabelecidas em 2013 e 2014 onde proibiram aspiradores com potência acima dos 1600 watts, permitiram economizar cerca de 20 terawatt-hora por ano até 2020.
Aspirador robô
Aspiradores de pó robóticos, sob o comando do utilizador ou num cronograma, movem-se independentemente, contornando obstáculos, em uma determinada superfície, removem poeira e sujeira.
Nem só de poeira vive o aspirador. Ninguém duvida que este eletrodoméstico é a melhor forma de manter a casa limpa e evitar crises de alergia em quem tem a propensão, mas ele pode ir além de sua função principal.
5 dicas e truques para usar o aspirador de pó além de sua função
1. Encontrar objetos perdidos
A tarraxa do brinco caiu e você não a encontra? Ou uma moeda caiu ao chão e sumiu? Uma boa solução é usar o aspirador para achar esses e outros pequenos objetos perdidos. Por isso, sempre antes de começar a limpeza da casa, recomenda-se fazer essa busca, assim, não tem perigo do aspirador sugar peças minúsculas esquecidas pelo chão, que podem se perder no meio da poeira interna do aparelho e até danificar os seus componentes.
Para isso, amarre uma meia-calça no cano do aspirador ou mesmo onde são encaixados os bocais. Pode usar um elástico ou cordão para ajudar a prender e ficar bem firme. Depois é só passar o aspirador no chão e nos móveis - principalmente na parte debaixo. Se tiver algum objeto perdido, ficará preso na meia.
2. Remover manchas
O aspirador pode ser usado para ajudar a retirar manchas em superfícies - sofá, cama ou tapete. Faça uma pasta com bicarbonato de sódio e água, passe sobre a superfície manchada e aguarde 30 minutos. Depois use o aspirador no local até retirar o resíduo, que já estará seco. Manchas e odores vão embora com essa receita.
Além da limpeza e do ganho de tempo, o aparelho tem outras utildades dentro de casa, como aromatizar o ambiente
3. Aromatizar o ambiente
Se você gosta da casa sempre perfumada, é possível limpá-la e aromatizá-la ao mesmo tempo. Basta colocar uma colher de canela dentro do saco do aspirador, o que ajudará perfumar e eliminar odores de animais, cigarros, alimentos e até humidade.
4. Limpar cortinas antes de lavar
O ato de aspirar as cortinas de tecido antes de ir para a máquina de lavar pode diminuir a quantidade de poeira e facilitar a lavagem. Isso também é válido para outras peças de tecido, como colchas, capas de sofá e afins, principalmente se tiverem acúmulo de pelos de animais de estimação.
5. Tirar marcas do tapete
Aquelas marcas de pés dos móveis sobre o tapete podem ser removidas com a ajuda de um aspirador. Basta colocar cubos de gelo sobre as marcas e deixar derreter. Com o gelo, as fibras do tapete inflam, o que facilita sua eliminação. Depois, é só passar o aspirador para acertar as fibras.
Aspirador de pó: coisas que ele não deve limpar
Aspirador de pó é sinônimo de praticidade quando o assunto é limpeza de casa. Para acabar com a poeira do dia a dia, na faxina pesada e até quando acontece um acidente doméstico, o aparelho pode ser logo acionado para resolver a questão. Mas o que muitos não sabem é que nem tudo pode ser aspirado. Cuidado na seleção do que vai para dentro do eletrodoméstico é essencial para não danificá-lo e prolongar sua vida útil, por isso listamos abaixo alguns itens cuja entrada é proibida.
Vidro
Lamentar um item de vidro quebrado no chão é comum, mas o perrengue pode ser ainda maior se você usar o aspirador para coletar os cacos, mesmo os bem pequenos. Isso porque essas partículas minúsculas podem danificar mangueira, filtro e saco coletor. E ainda podem voltar ao ambiente depois, com o aparelho desligado, sem que nem se perceba.
Materiais húmidos
Se o aspirador não é próprio para aspirar água, esqueça qualquer material húmido, como borra de café. Uma vez dentro do aparelho, o resíduo adere ao interior, tornando sua retirada difícil, e, o pior, cria colônias de fungos e mofo, o que pode desencadear reação alérgica. Além disso, corre-se o risco de que o material entupa os filtros e entre no motor, diminuindo a vida útil do equipamento.
Líquidos
Não caia na tentação de aspirar um piso molhado. Primeiro, porque o líquido pode formar uma massa com o pó aspirado e, com isso, gerar alguma obstrução no aparelho. Segundo, porque pode haver risco de choque elétrico ou curto-circuito.Se não for apropriado para água, o aspirador de pó não deve ser usado para aspirar nenhum tipo de líquido
Maquiagem
Se o pó compacto se espatifou no chão, segure a vontade irresistível de passar o aspirador para resolver o problema rapidamente. Mesmo que o material pareça somente um pó seco - assim como a sombra, o blush e o iluminador -, contém óleos e outras substâncias em sua composição que derretem quando expostas ao calor. E o aspirador aquece quando ligado, como qualquer outro eletrodoméstico. Resultado: pode entupir filtros e outros componentes do aparelho, o que pode até gerar necessidade de substituição.
Objetos
Muitas vezes o diâmetro da mangueira ou do bocal do aspirador de pó comporta a passagem de pequenos objetos, como moedas. Por isso todo cuidado é pouco para evitar que sejam sugados, pois podem ficar presos nas estruturas e causar danos ao equipamento. Antes, de começar a limpeza, portanto, o melhor é recolher os itens "perigosos".
Embalagens
Aspirar aquela embalagem no chão pode ser mais perigoso do que você imagina. Seu aspirador que o diga, já que o plástico - e principalmente o alumínio - que envolve os doces pode derreter rapidamente com o calor do eletrodoméstico e colar nas estruturas, o que acaba danificando os componentes internos.